Dor de dente refere-se à dor dentro e ao redor dos dentes e mandíbulas, geralmente causada por cáries.
Contudo, as pessoas experimentam essa dor várias maneiras. Além disso, elas podem desaparecer e reaparecer. Algumas pessoas costumam ter uma dor um pouco mais forte depois de comer ou beber alimentos ou bebidas que estejam quente ou fria.
A dor de dente também pode ser leve ou intensa. Pode parecer “agudo” e começar de repente. Pode ser pior à noite, principalmente quando você está deitado. Uma obturação perdida ou dente quebrado às vezes pode iniciar a dor.
Às vezes, também pode ser difícil decidir se a dor é nos dentes superiores ou inferiores. Quando um dente molar inferior é afetado, a dor geralmente pode parecer que vem do ouvido.
A dor de dente em outros dentes superiores pode parecer que vem dos seios da face, as pequenas cavidades cheias de ar atrás das maçãs do rosto e da testa.
A área da mandíbula próxima ao dente infectado também pode estar dolorida e sensível ao toque.
Também é possível que a doença periodontal dê origem a uma dor “incômoda”. A doença periodontal é uma infecção bacteriana que afeta as estruturas moles e duras que sustentam os dentes.
O que causa dor de dente?
Geralmente a dor de dente quando a polpa dentária (camada mais interna do dente) fica inflamada, que podem tornar os nervos causando dor.
Abaixo está uma lista das causas da inflamação da polpa dentária:
- cárie dentária
- rachadura no dente, embora nalgumas vezes costumam ser pequenas que não pode ser vista a olho nu
- retração gengival – onde as gengivas encolhem (contraem) para expor partes mais macias e sensíveis da raiz do dente
- abscesso periapical – coleção de pus na extremidade do dente causada por uma infecção bacteriana
Outras causas da dor de dente que não afetam a polpa incluem:
- abscesso periodontal – uma coleção de pus na gengiva causada por uma infecção bacteriana
- úlceras em suas gengivas
- gengivas doloridas ou inchadas ao redor de um dente que está rompendo – por exemplo, quando seus dentes do siso começam a aparecer
- sinusite – que às vezes causa dor na mandíbula superior
- lesão na articulação que liga a mandíbula ao crânio
- Dentição nos bebês
Quando ver seu dentista
Se você tiver dor de dente por mais de um ou dois dias, vá ao dentista o mais rápido possível para que seja tratada. Quanto mais tempo você deixar, pior vai ficar.
Se a dor de dente não for tratada, a polpa dentro do dente acabará infectando. Isso geralmente pode levar a um abscesso dentário , com dor latejante intensa e contínua.
Tratando dor de dente
Analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, podem reduzir a dor e o desconforto enquanto você espera por uma consulta. No entanto, crianças com menos de 16 anos não devem receber aspirina.
Durante uma consulta, seu dentista poderá fazer alguns exames na sua boca, inclusive poderá pedir que você faça um raio-X. Só então ele decidirá qual tratamento específico você precisará para a dor de dente.
Se a causa da dor de dente for cárie dentária, é provável que a região afetada seja removida e depois o seu dentista irá substituir por uma obturação. Mas, se a causa for uma obturação solta ou quebrada, a obturação será removida, para ser colocada uma nova obturação.
Se a polpa dentro do dente estiver infectada, você pode precisar de tratamento de canal. Este procedimento envolve a remoção da polpa infectada e a inserção de um tipo especial de obturação para selar o dente e prevenir a reinfecção.
Seu dente pode precisar ser removido se a dor de dente não puder ser tratada com esses métodos ou se o dente estiver preso entre outro dente e sua mandíbula (impactado).
Remédio caseiro para dor de dente
Nalgumas vezes podemos fazer um tratamento a dor de dente em casa seguindo as opções abaixo:
- Compressa fria. Você pode colocar uma bolsa de gelo na bochecha durante as primeiras 24-36 horas. Isso pode te com o alívio da dor, principalmente se tiver dente solto ou quebrado. Tenha atenção, se você tiver febres ou gengivas vermelhas, pode significar que esteja com um abscesso. Isso pode causar infecções graves em sua mandíbula e outros dentes.
- Anestésicos. Existem diferentes tipos anestésicos (benzocaína) em forma de géis e líquidos que você pode encontrar nas farmácias ou drogarias. Você poderá aplicá-los diretamente no dente dolorido e nas gengivas próximas. Esses remédios são usados por curto prazo.
- Gelo. O gelo pode ajudar a interromper os sinais de dor que são transportados do local da afetado para o sistema nervoso central. Para usar o gelo, coloque um pouco na sua mão, do mesmo lado do corpo onde está o dente dolorido, depois esfregue o gelo no espaço entre o polegar e o indicador por 7 minutos ou até que a área fique dormente.
- Óleo de cravo. Ele é considerado um anestésico natural, muito útil para a dor. Esfregue-o diretamente na área dolorida ou molhe uma bola de algodão e passe-a no dente e na gengiva.
- Alho. Você deve mastigar o alho, uma vez que ao esmagar um dente, você libera alicina, um líquido oleoso que combate doenças naturais. Se isso pode te ajudar a aliviar a dor não se tem certeza, mas o que você poderá perder? É seguro tentar.
- Extrato de baunilha. O extrato de baunilha contém álcool. O álcool é uma anestesia a dor por um tempo e os antioxidantes da baunilha podem ajudar na cura. Use o dedo ou uma bola de algodão para colocar uma pequena quantidade no dente e na gengiva doloridos
- Chá de hortelã. Um saquinho de chá de hortelã-pimenta resfriado pode aliviar os dentes e as gengivas doloridos.
- Outros remédios caseiros. Não existem evidências científicas suficientes para apoiar, mas em muitos lugares do mundo costuma usar urtigas pintadas, casca de coco, folhas de goiaba, nozes de cola, folhas de eucalipto, casca de manga, folhas de mamão, batata doce, folhas de girassol e folhas de tabaco.
Prevenção
A melhor maneira de evitar dor de dente e outros problemas dentários é manter seus dentes e gengivas o mais saudáveis possível. Para fazer isso, você deve:
- limite a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas
- escove os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dentes que contém flúor, tente escovar suavemente a gengiva e a língua também
- limpe a parte entre os dentes com fio dental e, se necessário, use um antisséptico bucal
- não fume – pode piorar alguns problemas dentários
Referências:
- Webmed (2020) Toothache Home Remedies.
- Medical News Today (2019) How to get rid of a toothache at night.