Este artigo tem como objetivo descrever a doença celíaca, sintomas e possíveis tratamentos. No entanto, é preciso primeiro entender o que é glúten e como isso influencia na aparição dos sintomas nos celíacos.
O que é glúten?
O glúten é uma família de proteínas encontradas em grãos como trigo, espelta, centeio e cevada. Gliadina e glutenina são as duas principais proteínas de glúten. O glúten ajuda os alimentos a manter sua forma, agindo como uma cola que mantém os alimentos juntos. O glúten pode ser encontrado em muitos tipos de alimentos, mesmo aqueles que não seriam esperados.
Na doença celíaca, a resposta imune ao glúten cria toxinas que destroem as vilosidades (pequenas saliências semelhantes a dedos dentro do intestino delgado, ver imagem abaixo).
Quando as vilosidades são danificadas, o corpo não consegue absorver os nutrientes dos alimentos. Isso pode levar à desnutrição e outras complicações graves de saúde, incluindo danos intestinais permanentes.
Algumas pessoas apresentam uma intolerância ao glúten com uma leve sensibilidade, enquanto outras têm a doença celíaca.
Os dados epidemiológicos revelam que a DC é um distúrbio bastante comum encontrado em todo o mundo, afetando todas as idades, mesmo os idosos.
Na Europa e nos EUA, assim como no mundo, a prevalência média estimada é de 1% da população em geral, apresentando grande variação regional e crescente incidência, atribuída a uma sinergia de fatores genéticos e ambientais.
Sintomas da doença celíaca
Comer alimentos que contêm glúten pode desencadear uma variedade de sintomas intestinais, como:
- diarréia, com cheiro muito desagradável
- dor de estômago
- inchaço e peido (flatulência)
- indigestão
- Prisão de ventre
A doença celíaca também pode causar sintomas mais gerais, incluindo:
- cansaço (fadiga) como resultado de não receber nutrientes suficientes dos alimentos (desnutrição)
- perda de peso não intencional
- erupção cutânea com comichão (dermatite herpetiforme)
- problemas em engravidar (infertilidade)
- dano nervoso (neuropatia periférica)
- distúrbios que afetam a coordenação, o equilíbrio e a fala (ataxia)
- Crianças com doença celíaca podem não crescer na taxa esperada e podem ter atrasado a puberdade.
- Anemia, geralmente por deficiência de ferro
- Perda da densidade óssea (osteoporose) ou amolecimento do osso (osteomalácia)
- Redução do funcionamento do baço (hipoesplenismo)
Dermatite herpetiforme
A intolerância ao glúten pode causar essa doença cutânea com coceira e bolhas. A erupção cutânea geralmente ocorre nos cotovelos, joelhos, tronco, couro cabeludo e nádegas.
Essa condição é frequentemente associada a alterações no revestimento do intestino delgado idênticas às da doença celíaca, mas a condição da pele pode não causar sintomas digestivos.
Os médicos tratam a dermatite herpetiforme com uma dieta ou medicamento sem glúten, ou ambos, para controlar a erupção cutânea.
Causas da doença celíaca
Na doença celíaca, o sistema imunológico confunde substâncias encontradas no glúten como uma ameaça ao corpo e as ataca.
Isso danifica a superfície do intestino delgado (intestino), interrompendo a capacidade do organismo de absorver nutrientes dos alimentos.
Não está totalmente claro o porque do sistema imunológico agir dessa maneira, mas uma combinação genética e meio ambiente parece desempenhar um papel.
Uma outra possibilidade é devido ao seu alto teor de prolina e glutamina, os peptídeos de glúten são relativamente resistentes à digestão completa por proteases digestivas humanas.
A digestão incompleta das proteínas do glúten gera oligopeptídeos de alto peso molecular que permanecem no lúmen do intestino delgado; alguns deles são capazes de desencadear o processo inflamatório associado à doença celíaca.
Fatores de risco
A doença celíaca tende a ser mais comum em pessoas que têm:
- Um membro da família com doença celíaca ou dermatite herpetiforme
- Diabetes tipo 1
- Síndrome de Down ou síndrome de Turner
- Doença autoimune da tireóide
- Colite microscópica (colite linfocítica ou colágena)
- doença de Addison
Tratamento da doença celíca
Atualmente, o único tratamento para a doença celíaca é a adesão ao longo da vida a uma dieta rigorosa e sem glúten. As pessoas que vivem sem glúten devem evitar alimentos com trigo, centeio e cevada, como pão e cerveja.
A ingestão de pequenas quantidades de glúten pode causar danos ao intestino delgado.
Complicações da doença celíaca
As complicações da doença celíaca tendem a afetar apenas as pessoas que continuam a comer glúten ou as que ainda não foram diagnosticadas com a doença, o que pode ser um problema comum em casos mais leves.
As possíveis complicações a longo prazo incluem:
- enfraquecimento dos ossos (osteoporose)
- anemia por deficiência de ferro
- vitamina B12 e anemia por deficiência de folato
As complicações menos comuns e mais graves incluem alguns tipos de câncer, como câncer de intestino e problemas que afetam a gravidez, como o bebê com baixo peso ao nascer.