As miopatias podem ser definidas como distúrbios dos músculos esqueléticos que o dificultam no seu funcionem eficaz. As miopatias podem ser herdadas ou adquiridas e os sintomas podem estar presentes desde o nascimento ou desenvolver-se posteriormente.
Os músculos esqueléticos são constituídos por fibras proteicas. Quase sempre, durante a contração de um músculo essas fibras deslizam umas sobre as outras, reduzindo a “largura” do músculo. Desta forma, nossos membros podem se mover. Mas, em pessoas com miopia pode se ter uma outra reação.
A seguir, vamos apresentar os diferentes tipos de miopatias e seus sintomas. Também examinamos os planos de tratamento e as perspectivas para as pessoas com esses transtornos.
Tipos de miopatias
Os médicos classificam as miopatias de várias maneiras.
Miopatias congênitas
Nesse tipo de miopia, as pessoas nascem com esses distúrbios. Na maioria das vezes ela é hereditária e os sintomas começam desde o nascimento, embora possam não aparecer até a adolescência ou início da idade adulta (Fonte).
Essas miopatias são semelhantes à distrofia muscular. No entanto, a distrofia muscular são definidas como um grupo de doenças genéticas que levam à perda progressiva das fibras musculares. Por isso, uma pessoa com miopatia seus músculos não funcionam corretamente. Enquanto que alguém com distrofia muscular, os músculos degeneram e tornam-se cada vez mais fracos.
A miopatia do núcleo central é uma das miopatias congênitas mais comuns. Mutações no gene RYR1 causam esse distúrbio. Eles afetam a forma como os músculos se contraem, causando fraqueza muscular.
Miopatias herdadas
Estes passam de pais para filhos.
Miopatias adquiridas
Eles se desenvolvem devido a uma doença ou desequilíbrio no corpo.
Causas das miopatias
Anormalidades genéticas causam miopatias hereditárias. Algumas delas resultam de irregularidades nas mitocôndrias das células e são chamadas de miopatias mitocondriais. Eles podem ser decorrentes de mutações genéticas ou ocorrer devido a uma mutação genética espontânea, em alguém sem histórico familiar da doença.
Outro tipo é a miopatia metabólica, que resulta de irregularidades na via metabólica de um músculo. A miopatia metabólica afeta os genes que codificam as enzimas responsáveis pela função muscular.
As miopatias adquiridas, por outro lado, não têm causas genéticas. Alguns exemplos incluem:
- Miopatia autoimune ou inflamatória: envolve o corpo atacando a si mesmo, interferindo na função muscular. Pode estar associada a uma doença autoimune, como lúpus , artrite reumatoide ou esclerodermia.
- Miopatia infecciosa: ocorre quando uma infecção impede a função muscular regular.
- Miopatia endócrina: ocorre quando os desequilíbrios hormonais interferem na atividade muscular regular.
- Miopatia tóxica : envolve medicamentos, uma droga ilegal ou uma grande quantidade de álcool que prejudica a função muscular.
Um desequilíbrio eletrolítico também pode interferir na capacidade do músculo de se contrair e relaxar como deveria.
Sintomas das miopatias
O principal sintoma de uma miopatia é a fraqueza muscular ,mais frequentemente nas pernas e braços do que nas mãos ou pés.
Esse tipo de distúrbio também pode afetar os músculos respiratórios, o que pode causar problemas respiratórios. E uma miopatia pode impedir que os músculos sustentem adequadamente os ossos, levando à deformação óssea.
Noutros momentos, alguns tipos de miopatias congênitas podem levar a uma criança a atrasar o desenvolvimento das habilidades motoras – principalmente os grandes movimentos (como engatinhar ou correr). Esses movimentos são feitos com o corpo inteiro ou apenas os braços, pernas ou pés.
Mais especificamente, a miopatia mitocondrial pode causar fraqueza nos músculos da face e do pescoço. Isso pode causar fala arrastada, dificuldade para engolir e pálpebras caídas.
Outros sintomas de miopatia podem incluir:
- cãibras musculares ou espasmos
- rigidez
- dor muscular
- baixa energia e fadiga
- intolerância ao exercício
- erupções cutâneas
Com o tempo, as pessoas também podem sofrer perda de massa muscular, que é uma perda de massa muscular.
Leia sobre diagnóstico e tratamento de miopatia