Os testes da função renal são procedimentos simples que, através do sangue ou urina, se pode identificar problemas nos rins.
Um teste de função renal pode verificar se os rins estão filtrando os resíduos muito lentamente. Outro tipo de teste pode verificar se os rins estão vazando proteínas na urina.
Os rins desempenham um papel essencial para manter o corpo saudável. Seu trabalho principal é filtrar os resíduos do sangue e enviá-los para fora do corpo na urina.
Os rins também ajudam a controlar os níveis de água e vários minerais essenciais no corpo. Além disso, eles são críticos para a produção de:
- vitamina D
- glóbulos vermelhos
- hormônios que regulam a pressão sanguínea
Se o seu médico achar que seus rins podem não estar funcionando adequadamente, você pode precisar de testes de função renal. Estes são simples exames de sangue e urina que podem identificar problemas nos rins.
Você também pode precisar realizar testes de função renal se tiver outras condições que possam prejudicar os rins, como diabetes ou pressão alta. Eles podem ajudar os médicos a monitorar essas condições.
Sintomas de problemas renais
Os sintomas que podem indicar um problema nos rins incluem:
- pressão alta
- sangue na urina
- desejos freqüentes de urinar
- dificuldade em iniciar a micção
- dor ao urinar
- inchaço das mãos e pés devido a um acúmulo de líquidos no corpo
Um único sintoma pode não significar algo sério. No entanto, quando ocorrem simultaneamente, esses sintomas sugerem que seus rins não estão funcionando corretamente. Os testes da função renal podem ajudar a determinar o motivo.
Tipos de testes da urina
Os exames de urina podem exigir uma pequena amostra de urina ou toda a urina produzida por uma pessoa em um período de 24 horas.
Urinálise
O exame de urina é um exame amplo que ajuda a identificar problemas subjacentes ou a determinar qual teste usar a seguir. O exame de urina pode ajudar a identificar muitas partículas indesejáveis na urina, como:
- sangue
- bactérias
- açúcar
- proteína
Se o teste ser positivo para uma ou mais dessas partículas, isso pode indicar um problema subjacente, como:
- infecções nos rins ou na bexiga
- doença renal
- pedras nos rins
- diabetes
Testes de microalbuminúria ou razão de albumina / creatina
Esses dois testes requerem uma pequena amostra de urina. Ambos ajudam a identificar os níveis de albumina na urina.
A albumina é uma proteína importante no sangue. Se os rins filtram muita albumina na urina, pode ser um sinal de que eles não estão fazendo seu trabalho corretamente.
Um resultado de albumina na urina de 30 miligramas por grama (mg / g) ou menos é normal. Qualquer coisa maior que isso pode ser um sinal de doença renal.
A microalbuminúria é um teste muito mais sensível, que pode detectar quantidades minúsculas da proteína na urina.
Pessoas com maior risco de doença renal podem precisar fazer um teste de microalbuminúria, mesmo que outros testes de proteínas na urina apresentem resultados negativos.
Teste de depuração da creatina (creatinina)
A creatinina é um produto residual proveniente do desgaste normal dos músculos do corpo. O teste de depuração da creatinina compara a creatinina em uma amostra de urina de 24 horas com o nível de creatinina no sangue para mostrar a quantidade de resíduos que os rins estão filtrando a cada minuto.
Teste da função renal através do sangue
Para exames de sangue, um médico ou enfermeiro inserirá uma agulha no braço de uma pessoa para coletar uma pequena amostra de sangue. A pessoa pode precisar jejuar com antecedência ou fazer o teste logo de manhã.
Teste de creatina sérica
Níveis séricos elevados de creatina são um sintoma potencial de doença renal.
Níveis séricos de creatina muito altos podem ser um sinal de que os rins estão tendo problemas para realizar seu trabalho. Os médicos também solicitarão um teste de creatina sérica como parte do teste de liberação de creatina.
A National Kidney Foundation observa que os níveis séricos de creatina acima de 1,2 para mulheres ou 1,4 para homens podem ser um sinal precoce de que os rins não estão funcionando como deveriam. Esses números podem aumentar ainda mais à medida que a doença renal progride.
Os médicos também podem calcular a taxa de filtração glomerular de uma pessoa (TFG) usando esse teste para confirmar seu diagnóstico ou solicitar mais testes para verificar seus resultados.
O teste de TFG leva os resultados de um teste de creatina sérica e os ajusta a vários outros fatores, como idade, sexo e raça. O valor típico de GFR é 60 ou superior. Uma TFG em torno de 60 ou menos é um sinal de problemas nos rins.
Teste de nitrogênio da uréia no sangue
O teste de nitrogênio da uréia no sangue (BUN) verifica outros resíduos no sangue, como o nitrogênio da uréia.
O nitrogênio da uréia ocorre quando as proteínas dos alimentos quebram, e níveis elevados podem ser um sinal de que o rim não está filtrando esses resíduos de maneira eficaz.
Um nível típico de BUN varia entre 7 e 20 miligramas por decilitro. Valores mais altos podem ser um sinal de uma condição subjacente que afeta os rins.
Com isso dito, muitas outras coisas podem afetar os níveis de uréia, como medicamentos ou antibióticos . Uma dieta rica em proteínas também pode afetar os níveis.
Os médicos costumam comparar esses resultados com os de um teste de creatina para entender melhor o quão bem o rim está filtrando esse lixo.
Testes da função renal por imagem
Os exames de imagem podem ajudar a identificar quaisquer alterações físicas nos rins, como lesões ou pedras nos rins.
Ultrassom
Os testes de ultrassom usam ondas sonoras inofensivas para tirar fotos. Estes podem detetar alterações na forma ou posição dos rins, ou ainda é possível verificar tumores ou bloqueios, por exemplo, pedras nos rins.
Tomografias computadorizadas
Uma tomografia computadorizada utiliza uma série de imagens de raios-X para criar uma imagem 3D mais profunda dos rins. Pode ajudar a identificar quaisquer alterações estruturais ou deformações nos rins.
Às vezes, a varredura requer a injeção de tinta na pessoa, o que pode ser problemático para pessoas com doença renal.
Biópsias como parte dos testes da função renal
Um técnico de laboratório pode testar uma amostra de tecido renal. Este é um processo que envolve a inserção de uma pequena agulha no rim para remover o tecido renal.
Uma biópsia pode ser feita ocasionalmente por um dos seguintes motivos:
- identificar um processo específico da doença e determinar se ele responderá ao tratamento
- avaliar a quantidade de dano que ocorreu no rim
- para descobrir por que um transplante de rim pode não estar indo bem