Câncer de mama: sinais e tratamento

cancer de mama

O câncer de mama é o câncer que se forma nas células dos seios. Cerca de uma em cada oito mulheres é diagnosticada com câncer de mama durante a vida. Há uma boa chance de recuperação se for detectada em seus estágios iniciais. Por essa razão, é vital que as mulheres verifiquem seus seios regularmente em busca de alterações.

O câncer de mama pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é muito mais comum em mulheres.

Autoexame da mama e sinais

Para realizar um autoexame da mama use uma abordagem metódica que garanta a cobertura de todo o seio. Por exemplo, imagine que seus seios estão divididos em fatias iguais, como pedaços de uma torta, e passe os dedos ao longo de cada peça em direção ao seu mamilo. O Objetivo desse exame é descobrir algumas anomalias descritas abaixo (ver sintomas).

Mudança dos mamilos como sinal de câncer de mama
Fig. 1. Mudança de mamilo. Lendo a imagem: Invertion na mama a sua esquerda significa inversão; e, crusting a sua direita significa crosta. (Fonte: Mayo CLinics Research)

Sinais do câncer de mama

O câncer de mama pode ter vários sintomas, mas o primeiro sintoma perceptível é geralmente um nódulo ou área de tecido mamário espessado. A maioria dos nódulos mamários não é cancerígena, mas é sempre melhor que eles sejam checados pelo seu médico.

A dor mamária geralmente não é um sintoma de câncer. Contudo, você também deve ver o seu médico se você perceber qualquer um dos seguintes:

  • mudança no tamanho ou na forma de um ou ambos os seios
  • descarga de qualquer um dos seus mamilos, que pode ter um pouco de sangue
  • presença de caroço ou inchaço em qualquer uma de suas axilas
  • covinhas na pele dos seus seios
  • erupção em torno de seu mamilo
  • mudança na aparência do seu mamilo, ficar afundado no peito, por exemplo

Pode te interessar: sinais e sintomas do câncer do colo de útero.

Causas

O câncer na maioria das vezes começa com células nos ductos produtores de leite (carcinoma ductal invasivo). Também pode começar no tecido glandular chamado lóbulo (carcinoma lobular invasivo) ou em outras células ou tecidos da mama.

Pesquisadores identificaram fatores hormonais, de estilo de vida e ambientais que podem aumentar o risco deste câncer. Mas não está claro por que algumas pessoas que não têm fatores de risco desenvolvem câncer, mas outras pessoas com fatores de risco nunca o fazem.

É provável que o câncer seja causado por uma interação complexa de sua composição genética e seu ambiente.

Tipos de câncer de mama

Existem vários tipos diferentes de câncer de mama, que podem se desenvolver em diferentes partes da mama. O câncer de mama é freqüentemente dividido em:

  • Câncer de mama não invasivo (carcinoma in situ) – encontrado nos ductos mamários (carcinoma ductal in situ, CDIS) e não desenvolveu a capacidade de se espalhar para fora da mama. É geralmente encontrado durante uma mamografia e raramente mostra como um nódulo na mama.
  • Câncer de mama invasivo – geralmente se desenvolve nas células que revestem os ductos mamários (câncer ductal invasivo) e é o tipo mais comum. Pode se espalhar para fora do peito, embora isso não signifique necessariamente que se espalhou.

Outros tipos menos comuns deste câncer incluem:

  • câncer de mama lobular invasivo (e pré-invasivo)
  • câncer de mama inflamatório
  • Doença de Paget da mama

É possível que o câncer de mama se espalhe para outras partes do corpo, geralmente através da corrente sanguínea ou dos gânglios linfáticos axilares. Estas são pequenas glândulas linfáticas que filtram bactérias e células da glândula mamária. Se isso acontecer, é conhecido como câncer de mama secundário ou metastático.

Tratamento do câncer de mama

Se o câncer for detectado em um estágio inicial, ele pode ser tratado antes de se espalhar para partes próximas do corpo. O câncer de mama é tratado usando uma combinação de: cirurgia, quimioterapia e, radioterapia.

A cirurgia é geralmente o primeiro tipo de tratamento que você terá, seguido por quimioterapia ou radioterapia ou, em alguns casos, hormônios ou tratamentos biológicos. O tipo de cirurgia e o tratamento que você terá dependerá do tipo de câncer de mama. Seu médico irá discutir o melhor plano de tratamento com você.

Em uma pequena proporção de mulheres, o câncer é descoberto depois de se espalhar para outras partes do corpo (câncer metastático). O câncer secundário, também chamado de câncer avançado ou metastático, não é curável, então o objetivo do tratamento é alcançar a remissão (alívio dos sintomas).

Você também pode gostar

Você não pode copiar conteúdo desta página