Niacinamida (vitamina B3): benefícios, efeitos colaterais e mais

dieta e nutriçãoBulas de medicamentos
Views: 39

Até o final deste artigo você será capaz de entender porquê a niacinamida é importante para saúde da pele; também saberá quais são os seus benefícios e efeitos colaterais.

Contudo, a niacinamida pode tratar os sinais e sintomas da deficiência da vitamina B3 no nosso organismo. Muitas vezes essa deficiência se manifesta através das lesões na nossa pele, bem como problemas nos nossos rins e cérebro.

O que é niacinamida?

Niacinamida é uma vitamina solúvel em água, ela também pode ser considerada uma forma ativa da vitamina B3. A niacinamida serve para hidratação da pele; também serve proteger contra radiação ultravioleta.

Além disso, quando aplicamos a niacinamida na pele, ativa a renovação celular e a microcirculação, e oferece proteção antioxidante contra os radicais livres. Também é muito bom para fortalecer a função de barreira da pele – para manter a umidade e as bactérias afastadas. Além disso, é um antibacteriano, então ajuda a regular a produção de sebo, melhora a congestão e acalma manchas. Basicamente, é muito bom para acalmar e equilibrar a pele.

É por isso que é usado em vários produtos cosméticos, como cremes antienvelhecimento (ou anti idade, por reduzir as linhas finas da pele), tônicos, hidratantes, entre outras.

Além disso, a niacinamida pode ser combinada com outros compostos para produzir efeitos mais fortes. Estes compostos incluem retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes, em geral.

Existem algumas pesquisas que sugerem que a nicotinamida pode funcionar bem com cobre, ácido fólico e zinco para tratar a acne.

Se você desejar, pode obter mais benefícios da sua niacinamida usando-o junto com o ácido hialurônico, porque este ácido aumenta a absorção na pele desta vitamina.

Quando usar a niacinamida?

Você pode usar a niacinamida quando tiver uma pele rosácea, acne, linha fina ou se a sua pele for propensa para desenvolvimento do câncer (melanoma). Isso se deve aos seus efeitos antioxidante, na hidratação e proteção contra radiações ultravioletas. Confira os benefícios logo no tópico a seguir.

Além disso, quando a nicotinamida é usada topicamente todos os dias, ela pode ter um impacto positivo na saúde geral da pele. O ingrediente pode ajudar a reduzir a inflamação e a hiperpigmentação, suavizar a textura geral da pele e clareá-la.

Pode levar várias semanas para ver uma melhora perceptível, por isso é importante ser paciente e seguir sua rotina.

Você não deve tomar suplementos de niacinamida, a menos que seu médico ou outro profissional de saúde os prescreva para tratar uma deficiência de vitamina B3 ou outra condição subjacente.

Quais são os benefícios da niacinamida?

niacinamida (uma forma da vitamina b3) é usada para tratar beleza da pele

A niacinamida ajuda a restaurar a energia celular, reparar o DNA danificado e reduzir os efeitos imunossupressores dos raios ultravioleta induzidos pelo sol.

No entanto, individualmente os beneficios da niacinamida incluem:

  • Ajudar a construir queratina, proteína que mantém a pele firme e saudável;
  • Ajudar nossa pele a criar barreira de ceramida (lipídio), que pode, por sua vez, ajudar a reter a umidade;
  • Reduz a inflamação que pode aliviar a vermelhidão causada por eczema, acne e outras doenças inflamatórias da pele;
  • Pode ser útil para clarear manchas escuras. No entanto, estes benefícios podem ser vistos apenas após quatro semanas de uso;
  • Niacinamida pode minimizar linhas finas e rugas que vêm com o envelhecimento;
  • A niacinamida ajuda a formar as células da pele ao mesmo tempo que as protege de estresses ambientais, como luz solar, poluição e toxinas.
  • Pode ser útil para acne grave, especialmente formas inflamatórias como pápulas e pústulas. Entretanto, você pode ver menos lesões e pode ver melhorar a textura da sua pele, com o tempo de uso.

Posso usar niacinamida com a vitamina C?

Essa pergunta é importante porque existem provas que indicam de que a vitamina C inativa a niacinamida. Mas, não se alarme você pode usar com certeza os dois ao mesmo tempo. No entanto, você pode aplicar a niacinamida pelo menos 15 minutos antes ou depois de usar a vitamina C.

Mas, se você comprar algum produto que tenha as duas substâncias juntas não se alarme. Porque, geralmente, estes produtos já são fabricados com esta precaução. Vou explicar melhor para você:

A niacinamida e a vitamina C se torna um problema apenas quando são combinadas em um ambiente de alta temperatura por um longo tempo. No entanto, as referidas temperatura devem ser muito altas quando comparadas as que você encontraria na maioria das casas.

Além disso, existem produtos formulados para clareamento de manchas; e quem não deseja que uma mancha desaparessa da pela.

Os benefícios dessa mistura são numerosos: sozinha, a niacinamida é um ingrediente restaurador da pele que pode melhorar visivelmente a aparência de poros dilatados, linhas finas e pele escura. Enquanto a vitamina C é um potente antioxidante que nos defende das agressões ambientais, bem como um agente clareador que pode melhorar os sinais visíveis de envelhecimento. Sendo, portanto, um potente produto anti idade.

Juntos, esses ingredientes formam uma combinação poderosa que trata do tom de pele irregular, rugas, perda de firmeza e opacidade. Portanto, todos os tipos de pele verão uma tez que se torna progressivamente mais radiante, mais lisa, mais uniforme e visivelmente mais jovem.

Quais são os efeitos colaterais?

A niacinamida é uma substância poderosa para hidratação e clareamento da pele; e a notícia boa é que parece não existir contraindicação formal do seu uso. Mas, quando você usar em altas concentrações em uma formulação para cuidados da pele, pode causar irritação na sua pele.

Contudo, pode ficar tranquilo (a) porque você pode usar em baixas concentrações (até aproximadamente 12%); nestas concentrações, são maravilhos os resultados que a niacinamida traz para si e sua beleza.

Mas se você estiver com alguma dúvida se ela vai te trazer algum efeito colateral, temos uma dica deo que fazer para você evitar reações alérgicas e sensibilidades a nicotinamida. Por isso separamos estes teste de contat com a pele que pode ser eficaz para si, tente:

  • Aplicar uma quantidade pequena do produto no antebraço e espere por 24 horas;
  • Se você começar a ver vermelhidão, sentir coceira ou inchaço, lave a área e interrompa o uso;
  • No entanto, se você não sentir quaisquer efeitos colaterais, deve ser seguro aplicá-lo.

Niacinamida é mesma coisa que niacina?

Embora os nomes parecem semelhantes, a niacinamida não é exatamente a mesma coisa que niacina. Portanto, elas são dois tipos diferentes de vitamina B3.

Ou seja, a nicotinamida é uma forma específica de amida (uma estrutura química particular) da vitamina da B3. Portanto, ela não é a niacina, a forma ácida dessa vitamina.

A  niacina é muito mais facilmente encontrado na farmácia, mas ocasionalmente tem o efeito colateral desagradável de rubor que a nicotinamida não tem.

Contudo, para você entender melhor as diferenças, existe uma forma mais fácil de explicar. A niacina é uma vitamina do complexo B que existe em duas substâncias químicas. Embora, ambas as formas são encontradas em alimentos e suplementos; cada uma delas tem um papel específico no nosso organismo, elas são:

  1. Ácido nicotínico: como suplemento, o ácido nicotínico é uma forma da vitamina B3 usada para reduzir os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas.
  2. Niacinamida ou nicotinamida: ao contrário do ácido nicotínico, a nicotinamida não reduz o colesterol. No entanto, pode ajudar a tratar a psoríase (doença que se manifesta como lesões graves na pele) e pode reduzir o risco de câncer de pele.

O nosso organismo pode produzir niacinamida se tomarmos suplementos da vitamina B3. Isso ocorre principalmente quando há uma quantidade excessiva da vitamina B3 corpo. Além disso, podemos nosso corpo pode transformar o aminoácido triptofano em niacinamida.

Em quais produtos encontrar a nicotinamida?

Você pode encontrar no mercado diferentes tipos de produtos que contêm a niacinamida. No entanto, separamos para você uma lista de produtos, com algumas características:

  1. Soro de niacinamida. Nestas formulações líquidas a nicotinamida costuma vir combinada com zinco e ácido hialurônico. Isso melhora com eficiência o tom irregular da pele, poros dilatados, manchas escuras e linhas finas. O zincoda fórmula pode reduzir o excesso de brilho, enquanto o ácido hialurônico tonifica a pele e lhe confere uma aparência jovem. Minimiza o excesso de produção de óleo e refina a textura da pele.
  2. Cápsulas ou suplementos de niacinamida. Estas cápsulas ajudam na produção de energia celular. Eles promovem a quebra normal de gorduras e a liberação de energia dos carboidratos. No entanto, evite este produto se estiver grávida ou em tratamento para quaisquer problemas de saúde, consulte seu médico.
  3. Niacinamida 5% (gel ou creme). Este produto pode te ajudar a atenuar as manchas escuras e melhorar a textura da pele.
  4. Loção hidratante. Você pode encontrar também a designação de “creme hidratante facial”; este produto é o melhor aliado para a sua rotina noturna. Depois de limpar e tonificar seu rosto, aplique esta loção leve e deixe-a fazer sua mágica. Você começará a ver a diferença em apenas algumas semanas.
  5. Mácaras. Você pode encontrar esses produtos com ação rápida de até 20 minutos. Muitas vezes, você pode encontrar esses produtos em que a nicotinamida é misturada com outros antioxidantes poderosos, como a glutationa e o bisabolol, que ajudam a clarear sua pele quase que instantaneamente e, portanto, podem reduzir a pigmentação e a descoloração.
  6. Sabonete facial. Estes sabonetes podem ser práticos e podem te ajudar no dia-a-dia a melhorar seu tratamento com beleza. Portanto, podem ser uma forma a mais para você ter resultados mais rápidamente.

Interação da niacina com medicamentos

As possíveis interações da vitamina B3 com medicamentos incluem:

  • Tomar niacina com álcool pode aumentar o risco de danos ao fígado e piorar os efeitos colaterais da niacina, como rubor e coceira.
  • Se você estiver tomando nicotinamida e tiver gota, talvez precise tomar mais do aloputinol para controlar a gota.
  • Tomar niacina com eles pode aumentar o risco de sangramento juntamente com medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários, ervas e suplementos pode aumentar o risco de sangramento.
  • A niacina pode ter um efeito aditivo quando você toma medicamentos, ervas e suplementos para a pressão arterial.
  • Cromo. Tomar niacina com cromo pode diminuir o açúcar no sangue. Se você tem diabetes e toma niacina e cromo, monitore de perto seus níveis de açúcar no sangue.
  • Se você tiver diabetes, a nicotinamida pode interferir no controle da glicose no sangue. Portanto, pode ser necessário ajustar a dose de seus medicamentos para diabetes.
  • Tomar a niacina e medicamentos, ervas e suplementos hepatotóxicos podem causam danos ao fígado.
  • Estudos científicos indicam que tomar niacina com estatinas oferece poucos benefícios e pode aumentar o risco de efeitos colaterais.
  • Tomar zinco com niacina pode piorar seus efeitos colaterais, principalmente o rubor e a coceira.

Referências

  1. AHNS, E., & HANSON, C. (2020). Niacinamide (Vitamin B3) for Skin: The Complete Guide. Byrdie. https://www.byrdie.com/vitamin-b3-benefits.
  2. Brazier, Y. (2019). Vitamin B-3 (niacin): Deficiency symptoms, uses, and suggested intake. Medical News Today. https://www.medicalnewstoday.com/articles/219593#_noHeaderPrefixedContent.
  3. Cherney, K. (2018). Niacinamide: 10 Benefits for Skin, Topical or Supplement, Side Effects. Healthline. https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/niacinamide.
  4. Ratini, M. (2020). Niacin (Vitamin B3) : Benefits, Dosage, Sources, Risks. WebMD. https://www.webmd.com/diet/supplement-guide-niacin#1.
  5. Staff, M. C. (2020). Niacin. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-niacin/art-20364984.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vitamina B2 (riboflavina): usos, deficiência, fontes e excessos
A vitamina B3 para que serve? Deficiência e fontes

Revisado por: