Identificar glaucoma de forma precoce é importante para que não se perca a visão. Porém, a única maneira certa de diagnosticar glaucoma é com um exame oftalmológico completo.
Antes de continuarmos, desejo aqui lembrar o que glaucoma: ele é definido como uma doença complicada na qual danos no nervo óptico resultam em perda de visão.
Existem várias formas de glaucoma; as duas formas mais comuns são glaucoma primário de ângulo aberto (POAG) e glaucoma de ângulo fechado (ACG). O glaucoma de ângulo aberto é freqüentemente chamado de “ladrão de vista”, porque não apresenta sintomas até que ocorra uma perda significativa da visão.
Sinais e sintomas para identificar glaucoma
Os sinais e sintomas conhecidos podem ajudar a identificar algum tipo específico de glaucoma. Por isso, iremos apresentar os sinais e sintomas dos dois principais tipos de glaucoma:
Sintomas do glaucoma de ângulo aberto
A maioria das pessoas que tem glaucoma de ângulo aberto se sente bem e não percebe uma mudança na visão a princípio porque a perda inicial acontece na visão lateral ou periférica, e a acuidade visual ou nitidez da visão são mantidas até o final da doença.
Quando um paciente está ciente da perda da visão, a doença geralmente está bastante avançada. A perda de visão do glaucoma não é reversível com o tratamento, mesmo com a cirurgia.
Normalmente, não há sinais de alerta ou sintomas para identificar glaucoma de ângulo aberto. Ele se desenvolve lentamente e às vezes sem perda de visão perceptível por muitos anos.
Sintomas do glaucoma agudo de ângulo fechado
- Visão turva
- A aparência de círculos coloridos ao redor de luzes brilhantes
- Dor severa nos olhos e na cabeça
- Náusea ou vômito (acompanha dor intensa nos olhos)
- Perda súbita de visão
No glaucoma de ângulo fechado (também chamado de glaucoma de ângulo estreito), o ângulo é fechado em muitas ou na maioria das áreas, causando aumento da pressão ocular, o que leva a danos no nervo óptico e possível perda de visão.
Este aumento da pressão ocular pode ocorrer repentinamente (um ataque agudo de fechamento do ângulo) ou gradualmente. Há também estágios iniciais da doença nos quais o ângulo é fechado, mas a pressão ocular pode ou não estar alta e o nervo óptico ainda não foi afetado.
Os sintomas do glaucoma agudo de fechamento do ângulo são muito visíveis e os danos ocorrem rapidamente. Se você tiver algum destes sintomas, procure atendimento imediato com um oftalmologista.
Diagnóstico do glaucoma
Uma triagem de glaucoma que apenas verifica a pressão ocular não é suficiente para encontrar glaucoma. Assim para identificar um glaucomo pode-se:
- medir sua pressão ocular
- inspecione o ângulo de drenagem do seu olho
- examine seu nervo óptico quanto a danos (oftalmoscopia)
- teste sua visão periférica (lateral)
- tire uma foto ou computador da medição do seu nervo óptico
- medir a espessura da sua córnea (paquimetria)
Medição da pressão ocular como meio de identificar glaucoma
O exame é designado tonometria. Este exame mede a pressão dentro do seu olho. Durante a tonometria, colírios são usados para anestesiar o olho. Em seguida, um médico ou técnico usa um dispositivo chamado tonômetro para medir a pressão interna do olho. Uma pequena quantidade de pressão é aplicada ao olho por um pequeno dispositivo ou por um sopro quente de ar.
O intervalo para pressão normal é de 12 a 22 mm Hg (“mm Hg” refere-se a milímetros de mercúrio, uma escala usada para registrar a pressão ocular). A maioria dos casos de glaucoma é diagnosticada com pressão superior a 20 mm Hg. No entanto, algumas pessoas podem ter glaucoma a pressões entre 12 e 22 mm Hg. A pressão ocular é exclusiva para cada pessoa.