Teníase: generalidades, sintomas e tratamento

Visitas: 562

A teníase é uma infecção causada pela tênia, um tipo de parasita. Parasitas são pequenos organismos que se ligam a outros seres vivos para sobreviver.

Os seres vivos aos quais os parasitas se ligam são chamados de hospedeiros.

Parasitas podem ser encontrados em alimentos e água contaminados. Se você consumir alimentos ou bebidas contaminados, você pode contrair um parasita que pode viver e, às vezes, crescer e se reproduzir dentro de seu corpo.

Descubra as causas da dor depois da relação sexual. Saiba como tratar. CLIQUE AQUI

A teníase é uma infecção intestinal causada pela ingestão de carne ou porco contaminado.

Os agentes causais da teníase

Os cestóides (tênias) Taenia saginata (tênia da carne bovina) e T. solium (tênia da carne de porco). Ovos de Taenia solium também podem causar cisticercose.

Estrutura da ténia
Figura 1. Estrutura e diferenças da T. solium e saginata. (Fonte: cola da web)

Os seres humanos são os únicos hospedeiros definitivos para T. saginata e T. solium. Ovos ou proglotes grávidas são passados ​​com fezes, obedecendo o seguinte:

  • 1Os ovos podem sobreviver por dias a meses no meio ambiente. Bovinos e suínos são infectados pela ingestão de vegetação contaminada com ovos ou proglótides gravídicos;
  • No intestino do animal, as oncosferas eclodem;
  • Invadem a parede intestinal e migram para os músculos estriados, onde se desenvolvem em cisticercos. Um cisticerco pode sobreviver durante vários anos no animal. Os seres humanos são infectados pela ingestão de carne infectada crua ou mal cozida;
  • No intestino humano, o cisticerco se desenvolve por 2 meses em uma tênia adulta, que pode sobreviver por anos. A forma adulta se anexa ao intestino delgado;
  • Residem no pequeno intestino

O comprimento de vermes adultos é geralmente de 5 m ou menos para T. saginata (no entanto, pode chegar a 25 m) e de 2 a 7 m para T. solium.

Os adultos produzem proglótidos que amadurecem, tornam-se grávidos, separam-se da tênia e migram para o ânus ou são passados ​​nas fezes (aproximadamente 6 por dia).

Os adultos de T. saginata geralmente têm de 1.000 a 2.000 proglotes, enquanto os adultos de T. solium têm uma média de 1.000 proglótides.

Os ovos contidos nas proglótides gravídicas são liberados depois que os proglotes são passados ​​com as fezes. T. saginata pode produzir até 100.000 e T. solium pode produzir 50.000 ovos por proglótida, respectivamente.

Pode te interessar saber as causas, sintomas e o tratamento da Herpes Genital. LEIA AGORA

Sintomas

A maioria das pessoas que tem teníase não apresenta nenhum sintoma. Se houver sinais e sintomas, eles podem incluir:

  • dor
  • perda de peso inexplicada
  • bloqueio do intestino
  • problemas digestivos
  • Algumas pessoas com teníase também podem sentir irritação na área perianal, que é a área ao redor do ânus. Os segmentos de minhoca ou ovos expelidos nas fezes causam essa irritação.

As pessoas muitas vezes se tornam conscientes de que têm uma tênia quando vêem segmentos de vermes ou ovos em suas fezes.

As infecções podem levar de 8 a 14 semanas para se desenvolverem.

Complicações

Em casos raros, complicações graves da infecção podem ocorrer. A ténia pode bloquear seus intestinos. Isso pode exigir cirurgia para corrigir.

Em outros casos, uma tênia de porco pode viajar para outras partes do corpo, como o coração, os olhos ou o cérebro. Esta condição é chamada cisticercose.

A cisticercose pode causar outros problemas de saúde, como convulsões ou infecções no sistema nervoso.

Tratamento da teníase

A teníase é tipicamente tratada com medicamentos prescritos pelo seu médico. Medicamentos para o tratamento de teníase incluem praziquantel e albendazole.

Conheça o metronidazol, o remédio eficaz para muitas bactérias.

Ambas as drogas são anti-helmínticas, o que significa que elas matam vermes parasitas e seus ovos. Na maioria dos casos, esses medicamentos são fornecidos em dose única.

Eles podem demorar algumas semanas para limpar completamente uma infecção. A tênia será excretada como resíduo.

Efeitos colaterais comuns associados a esses medicamentos incluem tontura e dor de estômago.

Próximo post
Difteria: causa, sintomas e tratamento
Post anterior
Leptospirose: causa, sintoma e tratamento