Conheça os pilares da dieta e nutrição saudáveis que podem ajudá-lo/a a manter um peso ideal e saudável. Entenda os princípios.
Quando se trata de uma alimentação saudável, as pessoas pensam em coisas mais importantes, como comer mais frutas e vegetais, cortar açúcar e comer porções menores.
Na verdade há mais coisas a fazer que isso e, se você não sabe o que está fazendo, as alterações que você faz podem fazer mais mal do que bem.
Portanto, certifique-se de entender os quatro pilares da dieta e nutrição saudáveis.
Vitaminas e minerais como os pilares da dieta e nutrição saudáveis
Vitaminas e minerais são usados como enzimas e catalisadores para outras alterações químicas no corpo. Sem eles, podemos enfrentar problemas graves, como cegueira noturna após uma deficiência prolongada de vitamina A.
Processar e cozinhar alimentos tende a remover algumas vitaminas e minerais, e é por isso que é importante comer alguns alimentos crus e usar um multivitamínico suplementar.
Antioxidantes
Antioxidantes neutralizam os radicais livres no corpo. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo, e são importantes para queimar calorias; também podem ser “introduzidos” no organismo por toxinas.
Em casos de falhas ou desbalanço entre antioxidante e radicais livres pode surgir efeito negativo no corpo, incluindo causando problemas de saúde como a diabetes.
Toxinas, como as encontradas em álcool, podem ser particularmente prejudiciais ao organismo. Elas podem se acumular e causar danos a longo prazo.
Os antioxidantes não necessariamente se livram deles, mas impedem que os radicais livres causem mais danos.
Esteróis vegetais
O corpo humano é governado por hormônios, independentemente do sexo ou idade. Os hormônios são feitos de colesterol, esteróis vegetais e algumas vitaminas e minerais. Sem esteróis vegetais, os hormônios podem ficar desequilibrados e isso pode ter enormes impactos na saúde geral.
Gliconutrientes
Gliconutrientes são açúcares, mas não são o açúcar branco refinado. O leite materno contém sete dos oito gliconutrientes conhecidos. Nosso organismo usa esses gliconutrientes para permitir que as células se “comuniquem” umas com as outras.
As células que estão sob ataque, que são insalubres ou precisam de reparo, têm mais o que “falar” do que células saudáveis, de modo que as pessoas que não são saudáveis ou sofrem de certas doenças podem se beneficiar ainda mais de grandes quantidades de gliconutrientes.
Os alimentos mais ricos em gliconutrientes são a castanha do coco, sucos de maçã e pera, beterraba, repolho, uva, bananas, casca de cebola, cenoura, ervilhas e frutas cítricas, como a laranja e o limão, aloe vera, o tomate, morangos e melancia. Basta fazer a ingestão de 5, ou 8, destas fontes, desde que estejam crus, todos os dias.
Como incorporar esses pilares da dieta e nutrição saudáveis
Incorporar esses pilares e garantir que sua dieta seja equilibrada, saudável e benéfica, pode ser difícil se você não tiver muito conhecimento e entendimento sobre nutrição.
Consultoria com um nutricionista pode ajudá-lo/a a entender melhor os pilares, bem como criar uma dieta saudável que você pode sustentar e se beneficiar.
Mudar a maneira como você come é um bom começo para uma vida mais saudável. É fundamental, no entanto, garantir que a maneira como você muda sua dieta ofereça tudo o que você precisa para que seu corpo prospere.
Então, se você quiser perder peso (emagrecer), participe de um programa que te ajude. Clique aqui para conhecer o programa dieta 21 dias.