Cefixima: usos, efeito colateral, interações

Cefixima é um antibiótico que pertence a classe das cefalosporinas da terceira geração. Ele tem amplo espectro, o que significa que é ativo contra uma ampla variedade de bactérias (veja no subtítulo abaixo).

Cefixima é usado para tratar infecções bacterianas de curto prazo (agudas), como infecções do trato urinário, infecções do peito e da garganta e infecções de ouvido. Estas infeções tratadas pela cefixime porque este antibiótico mata as bactérias.

Além disso, este medicamento é útil no tratamento de infecções graves por microrganismos gram-negativos incluindo muitas estirpes nosocomiais. Também são muito eficazes no tratamento de infecções graves por Haemophilus influenzae.

Espectro antimicrobiano:

Staphylococcus aureus (susceptível à meticilina), Staphylococci Coagulase negativa, Streptococcus pneumoniae (susceptível à penicilina), Streptococcus spp., Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis, Neisseria meningitides, Neisseria gonorrhoeae, Enterobacterieae, Enterobacterieae,

Como usar cefixima?

Tome cefixime por via oral, com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. Em crianças, este medicamento pode ser tomado duas vezes ao dia (a cada 12 horas). No entanto, se os comprimidos forem para mastigar, mastigue bem antes de engulir.

Para obter o melhor efeito, tome este antibiótico em intervalos regulares. Portanto, para ajudá-lo a se lembrar, tome este medicamento no (s) mesmo (s) horário (s) todos os dias.

Continue a usar este medicamento até que toda a quantidade prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Interromper a medicação muito cedo pode permitir que as bactérias continuem a crescer, o que pode resultar em uma recaída da infecção.

Posologia

A cefixime existe na forma de cápsula oral (400 mg); pó oral para reconstituição (100 mg/5 mL; 200 mg/5 mL; 500 mg/5 mL); comprimido oral (400 mg); comprimido oral, para mastigar (100 mg; 200 mg)

Posologia oral

Médico podem prescrever para adultos e crianças maiores de 14 anos 200-400 mg/dia em dose única ou em duas tomas.

Para crianças (dos 5-14 anos), os médicos podem administrar em uma ou duas doses diárias 200 mg/dia; mas quando estas criaças tiverem idedades menores, a posologia pode ser a seguinte:

  • dos 1-4 anos: 100 mg/dia,
  • dos 6 meses-1 ano: 75 mg/dia e
  • até 6 meses: 8 mg/kg/dia.

Posologia da cefixima injetável

Os médicos podem prescrever cefixime para administração endovenosa ou para uma perfusão endovenosa/intramuscular. Portanto, pode ser administrada de acordo com a gravidade da infecção por via intramuscular ou endovenosa (2-4 min) ou em perfusão endovenosa (20-60 min).

Assim para adultos pode ser necessário 2-4 g por dia, divididos em 2 a 4 doses dependendo da gravidade da infecção. Mas, se deve observar a dose máxima de 12 g por dia.

Para crianças as doses recomendadas são de 100-150 mg/kg/dia, divididos em 2-4 doses até ao máximo de 200 mg/kg/dia. Enquanto para os recém-nascidos, maiores de 7 dias: 100-150 mg/kg.

Efeitos secundários da cefixima

Procure ajuda do seu médico ou de um hospital de emergência se você apresentar sinais de uma reação alérgica, como urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Além disso, você deve ficar atento e ajuda médica logo que você tiver:

  • forte dor de estômago, diarreia aquosa ou com sangue;
  • icterícia (amarelecimento da pele ou olhos);
  • pele pálida ou amarelada, urina de cor escura, confusão ou fraqueza;
  • convulsões;
  • fraqueza súbita ou mal-estar, febre, calafrios, sintomas semelhantes aos da gripe, inchaço nas gengivas, feridas na boca, feridas na pele, aumento da frequência cardíaca, pele pálida, hematomas fáceis, sangramento incomum, sensação de tontura;
  • pouca ou nenhuma micção, dor ou dificuldade para urinar, inchaço nos pés ou tornozelos, sensação de cansaço ou falta de ar; ou
  • febre, dor de garganta , inchaço no rosto ou na língua, ardor nos olhos, dor na pele seguida de erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha (especialmente no rosto ou parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação.

Os efeitos colaterais comuns podem incluir:

Contraindicações e precauções

No geral, as contraindicações são as mesmas da cefuroxima.

Antes de tomar cefixima, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ela; ou a penicilinas; ou se você tem alguma outra alergia. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Não deve tomar este medicamento se for alérgico a cefixima ou a outros antibióticos cefalosporínicos, como:

  • cefaclor;
  • cefadroxil;
  • cefazolina;
  • cefdinir;
  • cefuroxima; e outros.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico seu historial médico, especialmente de: doenças renais e doença doença intestinal (como a colite).

Antes da cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos controlados, medicamentos sem receita e produtos à base de plantas).

A cefixima pode fazer com que as vacinas bacterianas vivas (como a vacina contra a febre tifóide) não funcionem tão bem. Não tome nenhuma imunização/vacinação enquanto estiver usando este medicamento, a menos que seu médico lhe diga para fazer.

Este medicamento deve ser usado apenas quando claramente necessário durante a gravidez. Discuta os riscos e benefícios com seu médico.

Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno. Portanto, consulte seu médico antes de amamentar.

Interações

O anticoagulantes, como a varfarina, podem interagir com a cefixima.

Além disso, a cefixime pode causar resultados falso-positivos com certos produtos do teste de urina para diabéticos (tipo sulfato cúprico).

Este medicamento também pode afetar os resultados de alguns testes de laboratório. Certifique-se de que o pessoal do laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa esse medicamento.

Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Por isso, mantenha uma lista de todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos controlados / não prescritos e produtos à base de plantas) e compartilhe-a com seu médico e farmacêutico.

Mecanismo de ação:

As cefalosporinas exercem atividade bactericida interferindo na síntese da parede celular bacteriana e inibindo a reticulação do peptidoglicano. As cefalosporinas também desempenham um papel na ativação de autolisinas de células bacterianas, que podem contribuir para a lise de células bacterianas.

estrutura química da cefixima
  • Mantenha todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças.
  • Guarde em local fresco e seco, longe do calor e da luz direta.

Editado por:
Artigos similares

Você não pode copiar conteúdo desta página