Pneumonia: causas, sintomas e tratamento.

pneumonia

A pneumonia é uma infecção que inflama os sacos aéreos em um ou nos dois pulmões. Os sacos aéreos podem se encher de líquido ou pus (material purulento), causando tosse com catarro ou pus, febre, calafrios e dificuldade para respirar. Uma variedade de organismos, incluindo bactérias, vírus e fungos, pode causar pneumonia.

Pneumonia pode variar em gravidade de leve a risco de vida. É mais grave para bebês e crianças pequenas, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúde ou sistema imunológico debilitado.

Causas da pneumonia

Muitos germes podem causar pneumonia. Os mais comuns são bactérias e vírus no ar que respiramos. Seu corpo geralmente impede que esses germes infectem seus pulmões. Mas às vezes esses germes podem dominar seu sistema imunológico, mesmo que sua saúde seja geralmente boa.

Pneumonia é classificada de acordo com os tipos de germes que causam e onde você tem a infecção.

Pneumonia adquirida na comunidade

Pneumonia adquirida na comunidade é o tipo mais comum de pneumonia. Ocorre fora de hospitais ou outros estabelecimentos de saúde. Pode ser causado por:

Bactérias.

A causa mais comum de pneumonia bacteriana é o Streptococcus pneumoniae. Este tipo de pneumonia pode ocorrer por conta própria ou depois de você ter tido um resfriado ou gripe. Pode afetar uma parte (lobo) do pulmão, uma condição chamada pneumonia lobar.

Organismos semelhantes a bactérias.

Mycoplasma pneumoniae também pode causar pneumonia. Normalmente, produz sintomas mais leves do que outros tipos de pneumonia. Pneumonia ambulante é um nome informal dado a esse tipo de pneumonia, que normalmente não é grave o suficiente para exigir repouso no leito.

Fungos

Este tipo de pneumonia é mais comum em pessoas com problemas crônicos de saúde ou com sistema imunológico enfraquecido, e em pessoas que inalaram grandes doses dos organismos. Os fungos causadores podem ser encontrados no solo ou em excrementos de aves e variam dependendo da localização geográfica.

Vírus

Alguns dos vírus que causam resfriados e gripes podem causar pneumonia. Os vírus são a causa mais comum de pneumonia em crianças menores de 5 anos. A pneumonia viral é geralmente leve. Mas em alguns casos, pode se tornar muito sério.

Pneumonia adquirida no hospital

Algumas pessoas contraem pneumonia durante uma internação por outra doença. A pneumonia adquirida no hospital pode ser grave porque a bactéria que a causa pode ser mais resistente a antibióticos e porque as pessoas que a recebem já estão doentes. As pessoas que estão em máquinas de respiração (ventiladores), freqüentemente usadas em unidades de terapia intensiva, correm maior risco desse tipo de pneumonia.

Pneumonia adquirida em saúde

A pneumonia adquirida nos serviços de saúde é uma infecção bacteriana que ocorre em pessoas que vivem em instituições de longa permanência ou que recebem atendimento em ambulatórios, incluindo centros de diálise renal. Assim como a pneumonia adquirida no hospital, a pneumonia adquirida nos serviços de saúde pode ser causada por bactérias mais resistentes aos antibióticos.

Pneumonia por aspiração

A pneumonia por aspiração ocorre quando você inala comida, bebida, vômito ou saliva em seus pulmões. A aspiração é mais provável se algo perturbar o seu reflexo de vômito normal, como lesão cerebral ou problema de deglutição, ou uso excessivo de álcool ou drogas.

Sintomas da pneumonia

Os sinais e sintomas da pneumonia variam de leves a graves, dependendo de fatores como o tipo de germe causador da infecção e sua idade e saúde geral. Sinais e sintomas leves geralmente são semelhantes aos de um resfriado ou gripe, mas duram mais tempo.

Sinais e sintomas de pneumonia podem incluir:

  • Dor no peito quando você respira ou tosse
  • Confusão ou alterações na consciência mental (em adultos com 65 anos ou mais)
  • Tosse, que pode produzir catarro
  • Fadiga
  • Febre, sudorese e calafrios
  • Temperatura corporal abaixo da normal (em adultos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico fraco)
  • Náusea, vômito ou diarréia
  • Falta de ar
  • Recém-nascidos e bebês podem não apresentar nenhum sinal da infecção. Ou podem vomitar, ter febre e tosse, parecer inquieto ou cansado e sem energia, ou ter dificuldade para respirar e comer.

Como a pneumonia é tratada?

Seu tratamento dependerá do tipo de pneumonia que você tem, da gravidade e da saúde geral.

Tratamento prescrito

Antibióticos, antivirais e antifúngicos são usados ​​para tratar pneumonia, dependendo da causa específica da doença. A maioria dos casos de pneumonia bacteriana pode ser tratada em casa com antibióticos orais e a maioria das pessoas responde aos antibióticos em um a três dias .

Seu médico também pode recomendar medicamentos sem receita médica para aliviar sua dor e febre, conforme necessário. Estes podem incluir aspirina, ibuprofeno e paracetamol.

Seu médico também pode recomendar remédio para tosse para acalmar sua tosse para que você possa descansar. No entanto, a tosse ajuda a remover o líquido de seus pulmões, então você não quer eliminá-lo completamente.

Tratamento domiciliar

Você pode ajudar sua recuperação e impedir a recorrência:

  • Beber muitos líquidos
  • Não exagerar, voltando para a escola ou trabalhar muito cedo

Hospitalização

Se os seus sintomas forem muito graves ou se você tiver outros problemas de saúde, talvez precise ser hospitalizado. No hospital, os médicos podem acompanhar sua freqüência cardíaca, temperatura e respiração.

O tratamento pode incluir:

  • Antibióticos intravenosos. Estes são injetados em sua veia.
  • Terapia respiratória. Esta terapia usa uma variedade de técnicas, incluindo a entrega de medicamentos específicos diretamente nos pulmões. O terapeuta respiratório também pode ensiná-lo ou ajudá-lo a realizar exercícios de respiração para maximizar sua oxigenação.
  • Oxigenoterapia. Este tratamento ajuda a manter o nível de oxigênio na corrente sanguínea. Você pode receber oxigênio através de um tubo nasal ou uma máscara facial. Se o seu caso for extremo, você pode precisar de um ventilador (uma máquina que suporte a respiração).
Você também pode gostar

Você não pode copiar conteúdo desta página