Uma bronquite consiste na inflamação do revestimento dos brônquios, que é uma porção do organismo responsável pelo transporte do ar de e para os pulmões.
Pessoas que têm bronquite geralmente tossem um muco espesso, que pode ser descolorido. Muitas vezes, desenvolve-se de um resfriado ou outra infecção respiratória.
A bronquite pode ser aguda ou crônica:
- A aguda é uma doença mais curta que geralmente acompanha uma infecção por vírus ou resfriado, como a gripe. Consiste em uma tosse com muco, desconforto ou dor no peito, febre e, às vezes, falta de ar. A bronquite aguda geralmente dura alguns dias ou semanas.
- A bronquite crônica uma doença grave e em curso caracterizada por uma tosse persistente, produtora de muco, que dura mais de 3 meses por mais de 2 anos. Se ocorrer bronquite crônica com enfisema, pode se tornar doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Cerca de 5% dos adultos apresentam um episódio de bronquite aguda a cada ano. Estima-se que 90% deles procurem aconselhamento médico para o mesmo.
Sintomas da bronquite
Tanto para bronquite aguda, assim como para bronquite crônica, os sinais e sintomas podem incluir:
- Tosse
- Produção de muco (expectoração), que pode ser clara, branca, cinza-amarelada ou verde – raramente, pode ser manchada de sangue
- Fadiga
- Dores no corpo
- Falta de ar
- Dores de cabeça
- Nariz e seios bloqueados
- Falta de ar
- Febre ligeira e arrepios
- Desconforto no peito
Um dos principais sintomas da bronquite aguda é uma tosse que dura várias semanas. Por vezes, pode durar vários meses se os brônquios demorarem muito tempo a cicatrizar completamente.
É comum que os sintomas da bronquite crônica piorem duas ou mais vezes a cada ano, e eles são frequentemente piores durante os meses de inverno.
No entanto, uma tosse que se recusa a desaparecer também pode ser um sinal de outra doença, como asma ou pneumonia.
Causas
A bronquite aguda geralmente é causada por vírus, podem ser os mesmos vírus que causam gripes e resfriados; às vezes, as bactérias podem ser as culpadas.
Em ambos os casos, os brônquios incham e produzem mais muco, singnificando que as aberturas são menores para o fluxo de ar, o que pode dificultar a respiração.
As chances são maior de contrair bronquite se:
- Tiver um sistema imunológico mais fraco.
- For fumante ou morar com um fumante.
- Trabalhar em torno de substâncias que incomodam seus pulmões , como vapores químicos ou poeira. (Exemplos: mineração de carvão, trabalhar com ou perto de animais de fazenda).
- Morar ou viaja para um lugar com baixa qualidade de ar ou muita poluição.
A causa mais comum da bronquite crônica é o tabagismo. A poluição do ar e poeira ou gases tóxicos no ambiente ou no local de trabalho também podem contribuir para a condição.
Tratamento da bronquite
Na maioria das vezes as medidas de precaução são mais importantes para evitar qualquer situação de saúde. Por isso, evite os gatilhos para tal. Apesar disso, é importante saber que a bronquite desaparece sozinha dentro de algumas semanas.
Se o seu é causado por bactérias (o que é raro), um médico pode prescrever antibióticos.
Se você tiver asma, alergias ou chiado, um médico pode sugerir um inalador. Isso ajuda a abrir as vias aéreas e facilita a respiração.
No geral, para aliviar os sintomas, você pode:
- Beber muita água. Oito a 12 copos por dia ajuda a diluir o seu muco e torna mais fácil para tossir.
- Descansar bastante.
- Tomar analgésicos de venda livre. Como ibuprofeno, paracetamol, ou aspirina ajudam com a dor. Mas evite a aspirina para crianças.
- Usar um umidificador. Um banho quente pode ser ótimo para soltar o muco.
- Tomar remédios para tosse sem receita, como expectorante.