Os compostos químicos que apresentam enxofre na sua estrutura são designados sulfurados e eles são muito importantes para o organismo humano. O enxofre forma parte de três aminoácidos: a cistina, a cisteína e a metionina, e de outras moléculas orgânicas (por exemplo, a heparina).
Além dos alimentos proteícos, também se destacam, por sua quantidade em enxofre, as plantas do gênero Allium, como exemplos, o alho (Allium sativum) e a cebola (Allium cepa). Quando as células se rompem ao cortar ou amassar o alho e a cebola, a aliina se transforma, por meio da enzima alinase, em alicina. A combinação de três moléculas de alicina vai resultar em duas moléculas de alhoeno, outro composto sulfurado.
Propriedades benéficas dos compostos sulfurados
A seguir são descritos os 7 principais benefícios ou efeitos fisiológicos produzidos pelos compostos sulfurados no organismo:
Ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica
Preparações obtidas a partir de alhos amassados foram usadas na medicina popular há muitos anos para evitar infecções. Atualmente, sabe-se que a ação antimicrobiana destes preparados é devida à alicina e ao alhoeno. A alicina e o ajoeno atuam inibindo certas enzimas dos microrganismos que contêm o grupo “tiol”, já que a reação dos compostos sulfurados com o grupo tiol deixa as enzimas imprestáveis.
Foi demonstrada a sensibilidade a estes compostos de várias espécies como: Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Streptoccocus pyogenes, Klebsiella pneumoniae, Shigella dysenteriae, e Enterococcus. Também está sendo estudada a inibição do desenvolvimento do Helicobacter pylori, causador da gastrite, com a administração de alicina.
Também tem ação antifúngica frente a espécies de: Candida, Cryptococcus, Trichophyton, Epidermophytom e Microsporum.
Possui também ação antiparasitária frente a: Entamoeba histolytica, Giardia lambia, Leishmania major, Leptomonas colosoma, entre outros.
O alhoeno, proveniente da condensação de duas moléculas de alicina, mostrou uma maior atividade antiviral que a alicina sozinha. Os vírus sensíveis ao alhoeno são: citomegalovírus humano, gripe B, vírus do herpes simples tipo I, tipo II, o parainfluenza e o da estomatite vesicular.
Ação anti-agregante plaquetária e antitrombótica
Esta ação é devida, sobretudo, ao alho, já que este composto é capaz de penetrar profundamente na membrana das plaquetas, produzindo um aumento da fluidez e uma diminuição da coesão molecular desta membrana. Os efeitos deste composto são fundamentalmente dois:
- Redução da inibição da união do fibrinogênio aos receptores situados nas plaquetas.
- Inibição da liberação desde as plaquetas de componentes granulares (ADP ou serotonina) que contribuem na ampliação do fenômeno da agregação plaquetária.
Ação antitumoral dos compostos sulfurados
Nos últimos tempos foram publicados estudos que relacionam o consumo destes compostos sulfurados com uma diminuição da incidência de câncer do útero, de pele, esôfago, cólon, mama, entre outros. Entretanto, a maioria destes testes foram realizados em animais e os resultados são muito variáveis.
A atividade antitumoral dos compostos sulfurados está relacionada com sua capacidade de inibir a bioativação de diferentes substâncias cancerígenas, bloqueando assim sua união ao DNA. São especialmente ativos para evitar a bioativação de derivados das nitrosaminas.
Ação anti-colesterolemiante
Foram realizados muitos estudos para demonstrar que estes compostos diminuem as lipoproteínas LDL e triglicerídeos no sangue e aumentam as HDL. Os resultados obtidos são promissores, mas há uma grande variedade quanto aos preparados utilizados, os tipos de sujeitos do estudo e as condições em que são realizados. É por isso que são necessários mais estudos para confirmar esta ação dos compostos sulfurados.