O tratamento para leucemia é feita dependendo do tipo de leucemia e da gravidade. Leucemia é um câncer dos glóbulos brancos (células de defesa). A leucemia aguda significa que ela progride de forma rápida e agressiva e geralmente requer tratamento imediato.
De acordo com o tipo de glóbulo branco, a leucemia pode ser:
- Leucemia mielóide (LM). Provém das células mieloides – que desempenham uma série de funções diferentes, como combater infecções bacterianas, defender o corpo contra parasitas e prevenir a propagação de danos aos tecidos.
- Leucemia linfocíticas. O nome vem dos linfócitos – usados principalmente para combater infecções virais.
Saiba mais sobre leucemias. Se você tiver leucemia, sua equipe de saúde criará um plano de tratamento exclusivo para você. Será baseado nas suas necessidades e pode incluir uma combinação de diferentes tratamentos.
Tratamento para leucemia
O tratamento para sua leucemia depende de muitos fatores. O médico determina as opções de tratamento da leucemia com base na sua idade e saúde geral, no tipo de leucemia que você tem e se ela se espalhou para outras partes do corpo, incluindo o sistema nervoso central.
Os tratamentos comuns usados para combater a leucemia incluem:
Quimioterapia
A quimioterapia é a principal forma de tratamento para a leucemia. Este tratamento com drogas usa produtos químicos para matar as células de leucemia.
Dependendo do tipo de leucemia que você tem, você pode receber um único medicamento ou uma combinação de medicamentos. Esses medicamentos podem vir na forma de pílulas ou podem ser injetados diretamente na veia.
Tratamento direcionada para leucemia
Os tratamentos com drogas direcionadas concentram-se em anormalidades específicas presentes nas células cancerosas. Ao bloquear essas anormalidades, os tratamentos com medicamentos direcionados podem causar a morte das células cancerosas. Suas células leucêmicas serão testadas para ver se a terapia direcionada pode ser útil para você.
Tratamento para leucemia por radiação
A radioterapia usa raios X ou outros feixes de alta energia para danificar as células de leucemia e interromper seu crescimento. Durante a radioterapia, você se deita em uma mesa enquanto uma grande máquina se move ao seu redor, direcionando a radiação para pontos precisos de seu corpo.
Você pode receber radiação em uma área específica do corpo onde há um conjunto de células de leucemia ou pode receber radiação em todo o corpo. A radioterapia pode ser usada para preparar um transplante de medula óssea.
Transplante de medula óssea
Um transplante de medula óssea, também chamado de transplante de células-tronco, ajuda a restabelecer as células-tronco saudáveis, substituindo a medula óssea insalubre por células-tronco sem leucemia que irão regenerar a medula óssea saudável.
Antes de um transplante de medula óssea, você recebe doses muito altas de quimioterapia ou radioterapia para destruir sua medula óssea produtora de leucemia. Em seguida, você recebe uma infusão de células-tronco formadoras de sangue que ajudam a reconstruir a medula óssea.
Nesse tipo de tratamento de leucemia, você pode receber células-tronco de um doador ou pode usar suas próprias células-tronco.
Imunoterapia
A imunoterapia usa seu sistema imunológico para combater o câncer. No entanto, enquanto estiver com leucemia, o sistema imunológico que geralmente combate doenças do seu corpo pode não atacar o câncer porque as células cancerosas produzem proteínas que as ajudam a se esconder das células do sistema imunológico. A imunoterapia é um dos tratamentos para leucemia que age interferindo nesse processo.
Engenharia de células imunológicas para combater a leucemia
Um tratamento especializado chamado terapia de células T receptoras de antígenos quiméricos (CAR) pega as células T de combate aos germes do seu corpo, as projeta para combater o câncer e as infunde de volta em seu corpo. A terapia com células CAR- T pode ser uma opção para certos tipos de leucemia.
Testes clínicos
Os ensaios clínicos são experiências para testar novos tratamentos de câncer e novas maneiras de usar os tratamentos existentes. Embora os ensaios clínicos dêem a você ou ao seu filho a chance de experimentar o mais recente tratamento contra o câncer, os benefícios e riscos do tratamento podem ser incertos. Discuta os benefícios e riscos dos estudos clínicos com seu médico.
Quais são os estágios do tratamento para leucemia?
Alguns tratamentos de leucemia são fornecidos em três fases. Cada fase tem um objetivo específico.
- A terapia de indução é a primeira fase. Seu objetivo é matar o máximo possível de células de leucemia no sangue e na medula óssea para atingir a remissão. Na remissão, as contagens de células sanguíneas voltam aos níveis normais, nenhuma célula de leucemia é encontrada no sangue e todos os sinais e sintomas da doença desapareceram. A terapia de indução geralmente dura de quatro a seis semanas.
- A consolidação (também chamada de intensificação), a segunda fase, começa depois que a leucemia está em remissão. O objetivo desta fase é matar todas as células de leucemia não detectadas no corpo para que o câncer não volte. A terapia de consolidação é geralmente administrada em ciclos de quatro a seis meses.
- A terapia de manutenção é administrada para matar quaisquer células leucêmicas que possam ter sobrevivido às duas primeiras fases do tratamento. O objetivo da terapia de manutenção é prevenir o retorno da leucemia (recidiva). O tratamento geralmente dura cerca de dois anos.
(O tratamento também pode ser direcionado ao cérebro e à medula espinhal [sistema nervoso central] durante cada uma dessas fases. Isso é feito para matar as células cancerosas que se escondem nessas áreas do corpo onde a quimioterapia não pode alcançar. Esses cânceres “ocultos” as células são a razão do reaparecimento ou recidiva da leucemia.)
Outros tratamentos de leucemia não têm fases e são administrados indefinidamente. Eles são mantidos enquanto estiverem trabalhando para combater a leucemia e o paciente estiver tolerando bem o tratamento.
O tratamento é retomado ou alterado se a leucemia voltar ou apresentar recidiva.
Fontes: cleveland clinic, Canadian cancer society, Mayo Clinics