É comum usar chá para dor de cabeça. No entanto, poucos sabem que existem diferentes tipos de dor de cabeça. Por exemplo, a enxaqueca geralmente causa dor moderada a intensa em apenas um lado. Enquanto as cefaleias tensionais causam dores ligeiras a moderadas e tendem a afetar ambos os lados da cabeça.
Uma forte dor de cabeça pode facilmente arruinar seu dia, além de dificultar sua concentração nas coisas que deve fazer. Embora um bom chá possa não ser capaz de curar todos os seus sintomas, mas quando for combinado com outros métodos de tratamento da dor, pode ajudar a proporcionar conforto e alívio das suas dores de cabeça. Leia este artigo com calma para entender melhor!
Além de acalmar as dores de cabeça e enxaquecas, os chás de ervas sem ou com cafeína podem dar outros benefícios a saúde, nomeadamente:
- Calmante dores de garganta;
- Auxiliar na digestão;
- Impulsionar o sistema imunológico;
- Redução da inflamação;
- Aumento da energia;
- Melhora a clareza mental e o foco;
- Ajuda para dormir;
- Reduz o estresse e a ansiedade .
Contudo, é preciso ter cuidado ao tomar chás para dor de cabeça, porque se tiver cafeína pode causar efeitos não desejados. por exemplo, embora a cafeína possa aliviar a dor em alguns, ela pode desencadear ou piorar as dores de cabeça em outros. Se você não sabe como suas dores de cabeça respondem à cafeína, opte por chás de ervas.
Conheça os princípios do tratamento da dor.
A seguir apresentamos 7 diferentes tipos de chá para dor de cabeça.
Chá de hortelã-pimenta para dor de cabeça
Foi demonstrado que a hortelã-pimenta ajuda a tratar as dores de cabeça do tipo tensional, que são o tipo mais comum de dores de cabeça. Só para ter uma ideia, apenas uma xícara de chá pode reduzir a dor e ajudá-lo a relaxar quando estiver com dor de cabeça. Outros benefícios do chá de hortelã-pimenta incluem aumentar o estado de alerta, acalmar o estômago embrulhado e reduzir o estresse.
No entanto, a hortelã-pimenta costuma ser misturada com outras ervas e especiarias, como lavanda e gengibre, para efeitos terapêuticos e de cura adicionais.
O chá de hortelã – pimenta é geralmente seguro para a maioria das pessoas e não está associado a quaisquer efeitos colaterais.
Além disso, de acordo com Instituto Nacional de Saúde, há algumas evidências de que a aplicação tópica de óleo de hortelã-pimenta na testa pode aliviar dores de cabeça tensionais. Portanto, é um ótimo chá para dor de cabeça.
Chá de camomila
A camomila é um chá de ervas calmante, ótimo para beber quando você está com dor de cabeça. A camomila atua reduzindo a inflamação , que pode causar dor de cabeça. Além disso, a camomila é usado para tratar insónia e ansiedade, bem como diminuir o estresse, que muitas vezes podem ser um fator que contribui para as dores de cabeça.
Embora não haja pesquisas ligando claramente o chá de camomila ao tratamento da dor de cabeça, seus efeitos relaxantes podem ajudar com as dores de cabeça tensionais.
Contudo, a camomila pode causar uma reação alérgica se você também for alérgico a ambrósia, crisântemos, malmequeres ou margaridas. Por isso, você deve procurar conversar com seu médico antes de beber chá de camomila se estiver tomando anticoagulantes ou medicamentos para devido a um transplante de órgão que você queira fazer.
Chá de casca de salgueiro para dor de cabeça
O salgueiro é uma planta usada há milhares de anos para tratar a dor e a inflamação. Esse efeito vem da sua casca – na verdade de uma variedade de salgueiros – que contém um ingrediente ativo chamado salicina. A salicina é quimicamente semelhante à aspirina.
Quanto a segurança, a casca de salgueiro contém aspirina que você não deve consumi-la se você tiver uma contraindicação para aspirina. Por exemplo, crianças, mulheres que amamentam ou grávidas e pessoas que tomam anticoagulantes devem evitar a casca de salgueiro.
Mas se você não tiver alguma contraindicação, você poderá se beneficiar da casca de salgueiro fazendo um ótimo chá para dor de cabeça.
Chá de cravo
O cravo-da-índia é uma especiaria valiosa presente em misturas de chás condimentados. Ele é nativa da Indonésia e cultivada em todo o mundo. No entanto, é usado há séculos para tratar vários tipos de dor, incluindo dores de cabeça.
Isso é provavelmente devido ao seu propriedades antinociceptivas. Os antinociceptivos ajudam a bloquear ou reduzir a percepção da dor. Além disso, o cravo também tem propriedades antivirais e antimicrobianas que podem ajudar a protegê-lo contra doenças.
Para obter o máximo benefício, compre cravos inteiros e moa-os em casa. Portanto, mergulhe 1 colher de chá de cravo moído em água fervente por 10 minutos. Relaxe e aproveite o seu chá para dor de cabeça.
O cravo contém produtos químicos que podem retardar sua capacidade de cicatrização, então converse com seu médico se você toma anticoagulantes ou se fez recentemente uma cirurgia antes de consumir chá de cravo.
Chá de gengibre
O gengibre é uma das especiarias culinárias mais utilizadas e oferece muitos benefícios. Na realidade ele tem sido usado como componente da medicina fitoterápica por séculos. Seus efeitos benéficos à saúde são atribuídos aos poderosos compostos antioxidantes, que ajudam a reduzir inflamação e assim pode reduzir dores de cabeça.
Estudos demonstraram que o gengibre em pó pode ajudar a reduzir a dor enxaqueca. Os autores do estudo observaram que esse efeito foi tão eficaz quanto o sumatriptano, medicamento geralmente usado para tratar a exaqueca.
Outros benefícios do chá de gengibre incluem estimular o sistema imunológico, aumentar a energia e reduzir a inflamação.
O chá de gengibre pode ser considerado seguro, mesmo para mulheres grávidas. Por isso pode ser uma boa opção de chá para dor de cabeça. Contudo, por segurança aconselhamos que você deve procurar consultar seu médico se estiver grávida ou amamentando, ou ainda se você tiver problemas de vesícula biliar ou estiver a tomar anticoagulantes.
Chá de cúrcuma
O ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina. Essa substância demonstrou, portanto, ter efeitos neuroprotetores e pode ajudar a mitigar a enxaqueca e a dor de cabeça. Além disso, a cúrcuma adiciona um tom dourado brilhante a qualquer chá ao qual é adicionado e tem um sabor amadeirado e terroso que é complementado por outras especiarias.
Chá de matricária para dor de cabeça
A matricária é uma erva com uma longa história de uso medicinal. Alguns estudos avaliaram o uso de matricária no tratamento da enxaqueca. Além de tratar a dor de cabeça generalizada, a matricária pode até ajudar a prevenir a enxaqueca.
Nalgumas vezes o chá de matricária pode causar irritação na boca. Por isso, ao preparar seu chá procure adicionar mais água e menos folhas se isso acontecer. É muito importante que as mulheres grávidas não bebam chá de matricária porque pode induzir o parto. Contudo se você não faz parte do grupo de risco pode usar a mtricária para fazer um bom chá para dor de cabeça.
Chás com cafeína
Chás com cafeína, como chás pretos, verdes e brancos também podem ajudar a aliviar os sintomas da dor de cabeça. Além disso, todos os chás feitos da planta camélia sinensis contêm cafeína, que pode ajudar a aumentar a eficácia de analgésicos de venda livre e aliviar os sintomas de dor de cabeça.
No entanto, você deve proceder com cautela ao usar cafeína para tratar dores de cabeça – às vezes, o excesso de cafeína pode piorar a dor de cabeça, e o consumo regular de cafeína às vezes está relacionado a um aumento na ocorrência de dores de cabeça e enxaquecas.
Concluindo…
Se você estiver percebendo alguns sinais do início de uma dor de cabeça, procure preparar um desses chás e você verá o resultado. Acredite, um descanso relaxante depois de tomar um chá pode ser suficiente para impedir o desenvolvimento de uma dor de cabeça. No entanto, você deve falar com seu médico antes de adicionar quaisquer novos suplementos de ervas.