Uma menstruação anormal refere-se a um ciclo menstrual que acontece continuamente fora dos intervalos “ regulares ” por uma razão inesperada.
A duração normal do ciclo menstrual de uma mulher é de 28 dias, mas isso pode variar entre os indivíduos.
Na menstruação irregular a duração do ciclo pode ser inferior a 21 dias ou mesmo superior a 35 dias, ou seja o período tende a ser mais curto ou longo.
Os períodos geralmente começam durante a puberdade, entre as idades de 10 e 16 anos, e continuam até a menopausa, quando a mulher tem entre 45 e 55 anos de idade.
Para se ter um diagnóstico melhor de um período anormal, damos alguns exemplos que incluem o seguinte:
- A amenorréia é uma condição na qual os períodos de uma mulher não acontecem. Há uma ausência de menstruação por 90 dias ou mais, sem que a mulher esteja grávida, amamentando ou passando pela menopausa. A menstruação anormal também pode acontecer em adolescentes que não iniciaram a menstruação aos 15 ou 16 anos de idade ou dentro de três anos após o início do desenvolvimento dos seios.
- Oligomenorreia refere-se a períodos que ocorrem com pouca frequência.
- A dismenorreia onde a menstruação apresenta-se dolorosa, com cólicas menstruais severas. Algum desconforto durante o ciclo é normal para a maioria das mulheres.
- Sangramento uterino anormal pode se aplicar a uma variedade de irregularidades menstruais, incluindo: um fluxo menstrual mais pesado; um período que dura mais de sete dias; ou sangramento ou manchas entre os períodos, após o sexo ou após a menopausa.
Causas da menstruação anormal
Aqui estão algumas das razões mais comuns que os ciclos se tornam irregulares. Diferentes causas levam a diferentes tipos de irregularidades.
Estágios da vida e gravidez
- Depois da menarca (2 a 3 anos após o início da menstruação)
- Perimenopausa (como os ciclos chegam ao fim)
- Gravidez
- O período pós-parto (depois de uma gravidez)
- Amamentação
- Abortos recorrentes (conhecidos ou desconhecidos)
Conheça as hormonas sexuais femininas e suas funções em cada estágio da vida. Clique aqui
Condições médicas que podem causar menstruação anormal
- Síndrome dos ovários policísticos
- Afecções da tiróide (hipotiroidismo, hipertiroidismo)
- Diabetes não gerenciado
- Infecções do trato reprodutivo
- Pólipos Uterinos
- Miomas uterinos
- Anormalidades do colo do útero ou da vagina
- Alguns cancros ou tumores benignos
- Insuficiência ovariana primária (menopausa precoce)
- Distúrbios hemorrágicos
- Excesso de peso
Mudanças físicas ou emocionais
- Estresse
- Exercício intensivo
- Uso abusivo de substâncias / abuso
- Transtornos alimentares (não receber calorias suficientes, compulsão alimentar)
- Certos medicamentos
Complicações da menstruação anormal
Períodos irregulares podem, às vezes, indicar um problema de saúde, e alguns deles podem levar a problemas futuros, como problemas de fertilidade.
A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma condição na qual uma série de pequenos sacos cheios de líquido, conhecidos como cistos, se desenvolvem nos ovários.
Uma mulher com SOP não ovula, e ela não libera um óvulo todo mês. Os sintomas incluem irregularidade ou ausência de menstruação, obesidade , acne e excesso de crescimento capilar.
Mulheres com SOP têm níveis anormalmente altos de hormona sexual masculino, andrógeno ou testosterona .
O câncer cervical ou uterino, ou câncer do útero, pode, em casos raros, causar sangramento entre períodos ou durante a relação sexual.
A endometriose é uma condição na qual as células normalmente encontradas dentro do útero, chamadas células endometriais, crescem fora dela. Em outras palavras, o revestimento do interior do útero é encontrado fora dele.
O crescimento celular envolvido na endometriose não é cancerígeno. Pode não haver sintomas, mas pode ser doloroso e pode levar a outros problemas. Se o sangue liberado fica preso no tecido circundante, ele pode danificar o tecido, causando dor severa, períodos irregulares e infertilidade .
A doença inflamatória pélvica (IDP) é uma infecção do sistema reprodutor feminino. Entre as mulheres, é a complicação mais comum e grave das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além da SIDA.
Se detectado precocemente, pode ser tratado com antibióticos , mas se se espalhar, pode danificar as trompas de Falópio e o útero, resultando em dor crónica ou a longo prazo. Existem muitos sintomas, incluindo sangramento entre períodos e depois do sexo.